FICHA TÉCNICA
Direção, Concepção e Coreografia: Paula Aguas
Cenografia: Dani Brandão
Figurino: Vanessa Couto
Iluminação: Milton Giglio
Programação Visual: Heloisa Lyra Bulcão
Poema: “Apetite Sem Esperança” – Elisa Lucinda
Trilha Sonora: Paula Aguas
Fotografia: Maria Elisa Franco
RELEASE
“Poemeto” propõe uma relação estreita da linguagem escrita dos poemas com a linguagem da dança, sugerindo que palavra e corpo possam construir uma única expressão artística. A intenção é chegar a um momento em que seja possível fazer a leitura de poesia a partir do corpo e a arte de seu movimento: a dança.
O espetáculo caracteriza-se pela interseção entre discurso e ação, palavra e gesto. A pesquisa procura se fundamentar na urgência da retomada de questões relativas às condições próprias da vida nos grandes centros urbanos e à preservação das relações humanas nesse cenário.
Seguindo o pensamento de Laurence Louppe de que “uma linguagem coreográfica é muito mais que a enunciação formal de um vocabulário gestual”, Paula Aguas não tenta estabelecer uma relação determinista ou causal entre as duas formas de arte, pois acredita na especificidade de cada uma. O descobrimento da nova expressividade faz com que poesia e corpo constituam-se em vasos comunicantes, capazes de alimentarem-se reciprocamente.
Em “Poemeto”, as experimentações sobre o movimento não são lidas como uma simples função corporal, mas como uma potencialização do pensamento. Da mesma maneira, a palavra não é considerada uma conseqüência do pensamento, mas uma função do corpo.
CIRCULAÇÃO
• Minutos da Dança – SESC Pinheiros e SESC Ipiranga – São Paulo/SP
• Projeto Independance! – Mostra e Seminário de Dança – Teatro Municipal – Petrópolis/RJ
• Bienal da Dança – Grupos Selecionados – Fortaleza da Barra – SESC Santos – Santos/SP
• Panorama Rio Arte de Dança – 9º ano – Os Novíssimos – Teatro Cacilda Becker – Rio de Janeiro/RJ
• Café Com Dança – Café Cultural CICIT – Rio de Janeiro/RJ
• Internacional Tanzmesse Deutschland – Essen/Alemanha